domingo, 3 de agosto de 2008

Careta, mais um!

Então surge uma idéia, não minha pois tão brilhante não poderia de mim vir (desde já deixo os agradecimentos ao jovem |FeRnANdO): "Cara, por quê você não faz um blog e publica tp, de três em três dias?". Ta aí, boa idéia, não havia imaginado de cara que seria tão boa idéia, mas eis que me surge idéia para escrever algo, não sei se poesia ou prosa, ae resolvi por que não no blog falado pelo jovem Fer. Lendo a folha de São Paulo de alguns dias atrás descobri que os jovens brasileiros somos caretas!

Ah, então tá bom, me diga agora uma novidade. Agora está provado cientificamente que assim somos, na verdade, modestiamente me retiro dessa classificação. Ser careta no sentido em que foi posto na Folha, foi nos colocando com sonhos de ter casa, emprego, faculdade... Encontro sonhos relacionados ao bem estar social. Agora o meu windows media player toca Vinícius. Será que algum jovem ouviu "onde anda você" hoje?

Em mais um texto meu coloco a falta da arte, na verdade os sonhos dos jovens não são mais sonhos, são metas, somos reprogramados todos os dias a reproduzir essa sociedade cinza, sem graça, insossa que fora construida, alicerçada nos bons costumes e na "força da grana que ergue e destrói coisas belas", como já dizia VELOSO, Caetano (não se esqueçam de respeitar as normas da ABNT). Parabéns a você, mais um jovem perdido na vida, para mim perdido, que não consome mais a arte, não consome mais a boemia, que apenas consome dessa sociedade. Ah, e as sociedades alternativas que gritavam vivas à ela, inexistem ou são um sonho irreal (ou até pra quem viva numa dessas é real, mas ainda tenho alguns muitos sonhos capitalizados rsrsrs). Mas antes de sonhar qualquer bem estar social, devíamos pensar como estamos a reconstruir essa sociedade, como?

Pra que nos subjulgamos a recriar, reconstruir, reproduzir? Devíamos mudar, atulizar... Mas cientificamente prova-se que isso já não se quer mais. Como em outro texto que qualquer dia eu posto, eu disse que morrem Zumbis, Guevaras, Zapatas... Mas o sonho ainda fica vivo. Agora descubro que o sonho inexiste e que nós matamos ele! Triste fim...
As artes foram esquecidas para dar espaço à Edson e Hudson, MC créu, Inimigos da porra da HP e outras coisas belas assim... Agora estou a ouvir "As razões do coração" por Vinícius e Toquinho. Alguém conhece essa? Eu sou careta de maaaais! Descobrimos que a boemia era coisa da década de 50, porra... 50 anos de bosta nova, como diria SEIXAS, Raúl (triste comentário amigo Seixas, triste) Bossa... que nova... ahhh vou deixar uma poesia ao fim.

Mas descobre-se que não sonhamos, por conseguinte não pensamos e indo assim descobrimos que inexistimos (lembre-se sempre "penso, logo existo"). Lendo a folha, 3% dos jovens brasileiros buscam felicidade e 33% um bom trabalho. 9% querem ganhar dinheiro e o fantástico número de 1% quer (singular, rá) um mundo sem violência. Portanto meus queridos, vão se foder! Vão reproduzir o que te dão e recriem suas insignificantes inexistencias que enquanto isso eu vou preparar a minha aula de amanha e tenho mais o que fazer, ouvir Vinícius mais um pouco, claro, por que hoje é domingo, mas ainda a música "o dia da criação" serve de bom tamanho para uma vida mais feliz.

Desde já coloco meu descontentamento com os sonhos do mundo, de nós jovens caretas. deixo um forte abraço à quem sonha. Hoje é domingo, amanha deixamos para sofrer de novo.
Me retiro para sonhar. Um abraço!

“posso bossa?”


Pra que chorar de saudade

se sei que meu coração está em bossa...

Nova, essa paixão

pra que tanto adeus

se eu sei que qualquer semana dessas

te tenho de novo comigo

De novo nos braços que serão sempre teus...


Pra que tanta nota a bossa não é?

parece tão fácil

como essa paixão assim

me dá fáceis sorrisos

me dá fáceis suspiros

como estou assim agora


É só um telefonema

pra me deixar mais bobo

e te fazer poesia assim

a qualquer hora

fácil assim

como essa fácil bossa

posso te fazer minha poesia

posso?


J.Freitas 18/02/08

3 comentários:

ca.mila disse...

sociedade anda medilcre realmente..Mas sabe, agradeço por ter dois irmãos(o de verdade e você) por abrir meus olhos de vez em quando para essa cultura maravilhosa, que nem todo mundo cultiva!

Unknown disse...

"Graaaaande jogada!"

Adorei a idéia do blog!

Colaborador se apresentando, senhor!

Unknown disse...

fala julião... cara qto tempo!!! massa d+ esse seu blog... ja coloquei no 'meus favoritos...'
fala ae q q c anda aprontando... ja formou? dando aula em udi?

Qto aos temas postados lembrei d uma situação q vale comentar... no início do ano para conhecer a turma d 5a. série, quis respostas diferentes e então, além do nome interroguei: 'o q vcs querem ser amanhã?' Lamentávelmente eu vi crianças, q representam o mundo d sonho, da inocência e pureza, preocupadas em ter um bom emprego, grana, vi o projeto dessa sociedade corrompida em seus valores... mas, a arte nos ensina a perceber a flor em meio aos destroços e eis q ela surgiu e me veio uma resposta brilhante...'amanhã ser melhor do que hj'... isso basta para um Educador jamais desistir d seus sonhos...
continuemos...
flws
ahhh, manda e-mail ai... teobaldoneto@yahoo.com.br