quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mente aguçada, eu sei que isso te espanta!

" Não adianta armadilha meu irmão, não caio
E muito menos cabeçada em poste e para-raio
Mente aguçada eu sei que isso te espanta."
Planet Hemp - Até a última ponta


Mais uma vez inicio minha homérica luta contra a alienação social. Ontem lí um e-mail enviado à mim já há algum tempo. Uma reportagem da revista Veja (que merda) falando sobre educação, na verdade sobre as posições e indagações colocadas pelos educadores aos alunos. Então vamos lá. Iniciando, essa epígrafe copiada e colada da reportagem:

"De modo geral, com as nobilíssimas exceções que todos conhecemos, os pais brasileiros de todas as classes não se envolvem como deveriam na vida escolar dos filhos. Os mais pobres dão graças aos céus pelo fato de a escola fornecer merenda, segurança e livros didáticos gratuitos. Os pais de classe média se animam com as quadras esportivas, a limpeza e a manifesta tolerância dos filhos quanto às exigências acadêmicas muitas vezes calibradas justamente para não forçar o ritmo dos menos capazes. "

Nem seria essa a minha principal crítica à reportagem, mas leiam esse trecho da introdução do redator da Veja sendo reducionista a ponto de classificar os pais como "todos são assim", observem como ela é preconceituosa dividindo o caráter educacional em classes sociais, como se o pobre apenas se importasse com a alimentação do filho e os da classe média apenas querendo que os filhos sejam máquinas acadêmicas. Veja, que merda! Ahhh já que a bosta dessa revista veio falando sobre a alimentação que os pobres tanto querem aos filhos, uma musica ae:

Titãs - Comida

(Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

"Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

(Refrão)

A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor...

A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

(Refrão)

(...)

Diversão e arte
Para qualquer parte
Diversão, balé
Como a vida quer
Desejo, necessidade, vontade
Necessidade, desejo, eh!
Necessidade, vontade, eh!
Necessidade..."

Refletindo com essa música e o que nos diz a introdução da Veja, que merda! Aí concordo, todos queremos comida!

Na verdade o que pretendo agora é que vejam como a revista constrói sua análise acerca da educação e dos educadores. Alguns fregmentos da reportagem:

"o ensino no Brasil é péssimo, está formando alunos despreparados para o mundo atual, competitivo, mutante e globalizado." (prestem atenção nessa questão da competitividade)

"Quando um conselho de notáveis americanos fez a célebre condenação do sistema de ensino do país ("parece ter sido concebido pelo pior inimigo dos Estados Unidos..."), as pesquisas de opinião mostravam que a maioria dos americanos estava plenamente satisfeita com suas escolas. A comissão viu mais longe e soou o alarme." (como diria o esquartejador, vamos por partes. Isso, a educação dos EUA deve ser excelente mesmo, você deve estar se afirmando, então lhes mostro nesse vídeo abaixo)



(lembrando que no início o repórter diz: "Muitas pessoas dão aos "americanos" (estadunidenses lembremo-nos sempre) o título de estúpidos e de não saberem nada sobre o mundo) rsrsrs... uma ótima tentativa das duas escrotas da Veja de tentar nos fazer engolir essa, mas pra cima de "moi" nunca!

Vamos continuando na super reportagem da Veja, que merda!

"Muitos professores e seus compêndios enxergam o mundo
de hoje como ele era no tempo dos tílburis. Com a justificativa
de "incentivar a cidadania", incutem ideologias anacrônicas
e preconceitos esquerdistas nos alunos" (E ainda vai piorar, slow down...)

Agora eu começo a me preocupar, olhem o que esse veículo de manipulação de massa fala:

"Tema para reflexão: vale a pena usar chocadeiras artificiais para acelerar a produção de frango? Deu-se com isso o início de uma das aulas de geografia no Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco, de Goiânia, escola particular que aparece entre as melhores do país em rankings oficiais. Da platéia, formada por alunos às vésperas do vestibular, alguém diz: "Com as chocadeiras, o homem altera o ritmo da vida pelo lucro". O professor Márcio Santos vibra. "Você disse tudo! O homem se perdeu na necessidade de fazer negócio, ter lucro, exportar." E põe-se a cantar freneticamente Homem Primata / Capitalismo Selvagem / Ôôô (dos Titãs), no que é acompanhado por um enérgico coro de estudantes. Cena muito parecida teve lugar em uma classe do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, outro que figura entre os melhores do país. Lá, a aula de história era animada por um jogral. No comando, o professor Paulo Fiovaranti. Ele pergunta: "Quem provoca o desemprego dos trabalhadores, gurizada?". Respondem os alunos: "A máquina". Indaga, mais uma vez, o professor: "Quem são os donos das máquinas?" E os estudantes: "Os empresários!". É a deixa para Fiovaranti encerrar com a lição de casa: "Então, quem tem pai empresário aqui deve questionar se ele está fazendo isso". Fim de aula.
Os dois episódios, ambos presenciados por VEJA, não são raridade nas escolas brasileiras. Ao contrário. Eles exemplificam uma tendência prevalente entre os professores brasileiros de esquerdizar a cabeça das crianças. Parece bobagem, uma curiosidade até pitoresca num mundo em que a empregabilidade e o sucesso na vida profissional dependem cada vez mais do desempenho técnico, do rigor intelectual, da atualização do pensamento e do conhecimento. Não é bobagem. A doutrinação esquerdista é predominante em todo o sistema escolar privado e particular. É algo que os professores levam mais a sério do que o ensino das matérias em classe" (Agora reflitamos. Acredito eu isso não ser um apelo esquerdista, talvez esse segundo professor tenha sido meio "pesado", mas o lance de exploração de empresários é sim necessário ser da ótica crítica do adolescente, ou criança como a veja os trata. Para apelar a veja trata de criança, adolescentes de 14, 15 anos... Triste isso... Agora refletindo sobre a posição desses professores, talvez eles imaginam ser mais importante seus alunos obterem uma consciência do que acontece no mundo real parafraseando com o conhecimento acadêmico do que ter esse conhecimento só - Lembremo-nos o conhecimento não aplicado não passa de palavras em cadernos. É, os professores temos pecado por tentar reentroduzir os sentimentos esquecidos pela sociedade capitalista, selvagem e careta)

"Para 78% dos professores, o discurso engajado faz sentido, uma vez que atribuem à escola, antes de tudo, a função de "formar cidadãos" – à frente de "ensinar a matéria" ou "preparar as crianças para o futuro". Muito bonito se não estivessem nesse processo preparando os alunos para um mundo que acabou e diminuindo suas chances de enfrentar a realidade da vida depois que saírem do ambiente escolar." (Mais uma vez, dizer que o nosso sistema é desigual é despreparar para o mercado de trabalho? Ensinar que o mundo pode seguir o sistema buscando mais igualdade é o caminho errado?)

"Adversária do exercício intelectual, a ideologização do ensino pode ser resultado em parte também do despreparo dos professores para o desempenho da função." (Ahhh sim, professores que argmentam sobre os grandes clássicos da sociologia como "O Capital" de Karl Marx e "A ética protestante e o espírito capitalista" de Max Weber, os maiores sociólogos. Realmente esses professores estão despreparados. Agora pergunto eu: Por que não fora colocado a universidade que esses dois professores eram formados? Aí tem coisa!)

"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores brasileiros ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado." (Puta que pariu!!! Essa foi foda! Qaunto ao Che, ainda concordo, o cada não era tudo isso que a idolatria coloca, mas foi sim um guerrilheiro que procurou o melhor para uma nação, se não deu certo isso fora um problema coletivo, não apenas dele, mas as intenções eram boas. Agora, Paulo Freire, um dos maiores pensadores da arte da licenciatura, diminuí-lo dessa forma? Creio que a Veja, que merda, se equivocou. O cara que fala sobre a pedagogia da autonomia, dizendo que os educandos têm sua forma de aprender e esse caminho deve ser respeitado e encaminhado pelo professor.)

Ao final é colocado um quadro com vários trechos de livros didáticos com algumas falhas, realmente existem. Por isso os sistemas contratam analistas críticos. Inclusive eu sou analista crítico do material de geografia do sistema Universitário e o meu trabalho serve realmente para isso, procurar ainda chegar ao máximo de imparcialidade e vericidade nos fatos.

É triste saber que temos - além de vários problemas em nosso sistema educacional - esses instrumentos da mídia que ainda nos coloca impecilhos desnecessários. Deveriam criticar pais omissos, professores desmotivados que denigrem a arte de educar, professores que apenas se interessam com um educando passar no vestibular, deveriam criticar os homens que exploram outros apenas para lucrar! A exploração da mais valia, tão falada por Marx. E outra, se essas ideologias são tão nocivas, por que são ensinadas em todas, todas as universidades do mundo? Por que pessoas como Noam Chomsky e Oscar Niemayer, grandes intelectuais da atualidade, ainda se utilizam de sua idéia?

Não sou marxista, pelo contrário, creio no capitalismo ideal, um capitalismo onde todos possam ganhar, onde os que ganham muito, comecem a ganhar um pouco menos para que os que nada tem voltem a sonhar e acreditar que suas vidas têm sentido!

Agora deixo os párabens à Monica Weinberg e Camila Pereira, as duas célebres jornalistas com muito conhecimento de causa e um filhodaputismo absurdo ao considerar por toda a repogem que devemos construir novos brasileiros mais aptos ao capitalismo selvagem e não pessoas melhores, homens e mulheres melhores com consciencia de não explorar o próximo, construir sim a sua vida, mas sem explorar os já explorados proletários que por toda a nossa história moderna foram tão explorados, às duas eu dou de presente apenas quatro palavras: Vão tomar no cú!

Pra vocês deixo o clipe da banda Planet Hemp - "A culpa é de quem?" retirando a parte de apologia às drogas, realmente... A culpa é de quem?



Me desculpem, mas estou indo sonhar... Tomara que os brasileiros de amanhã aprendam que a Veja é diferente do sonho da liberdade de idéias e de ideologias, ela eh o pesadelo americano!

Se não acreditam, vejam! http://www.paulofreire.org/Noticias/NoticiaRespostaARevistaVeja
e tem mais um http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=499CID002

5 comentários:

Anônimo disse...

Que horror esse vídeo Julio..

Quantos rins uma pessoa tem?
R: 1

Pelo que Hiroshima e Nagasaki são tão conhecidos?
R: Pelo judô?

Anônimo disse...

Faaaaaaaala Julião! baum cara?

rsrs... ress rsr..s....

cara, parabéns pelo blog, não os mesmos atribuidos às jornalistas, não com tal intenção. Mas sim, com a admiração e mais uma vez a parabenização pela exposição das idéias sem "travas na língua", algo que importa em grande responsabilidade, se consideradas as fortes correntes sociais, predominantemente "caretas", detentores de uma mentalidade cada vez mais não condizente com a realidade, que possam vir a criticá-lo. A estes, imputo-lhes observar, primeiramente o nome do blog, se insuficiente, interpretar tais vocábulos antes de fazerem a crítica, seja ela como for. E neste ponto aproveito para expor o que já dizia o poeta e que ilustra bem o que citei "a sua piscina está cheia de ratos, suas idéias não correspondem aos fatos"...


rssrs, e por aí vamo q vamo neh, hauehau, "eu tiro onda pra onda não me tirar" ..sexta feira, e aí julio, o que vc me conta? :P

Anônimo disse...

Você nunca mais vai atualizar?

jh.sil disse...

"que idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização."

É lamentável que uma revista como essa perambule pelo país, tentando, a meu ver, construir um nevoeiro num povo que já tem uma visão tão turva, cultural e politicamente falando. Eu acredito que o grande passo da educação brasileira, talvez, tenha sido esta: apontar aos alunos que não vai tudo bem, esse sistema que nos engole dia após dia. E isso não é criar esquerdistas, mas sim alunos conscientes do que eles e seu redor são e têm sido.

Bom post, Júlio. Beijos!

Unknown disse...

nao voh falah ke li td, pq to tentanu leh o blog interu (seu e mais 2) e agora apareceu serviço pra fazeh aki
seguinte... uma coisa que eu li que discordo é que a veja nao tem credibilidade nenhuma. Acho um erro esse extremismo todo, pois como vc sabe é uma das maiores revistas do país.
concordo que seria muito melhor se ela fosse totalmente imparcial como as reportagens que nós citamos nas nossas conversas, principalemente de quarta neh =P
e tbm concordo que ela devia ter menos propagandas... + ainda se extrai boas informações dela, não é de tudo perdido
refutem =P